sexta-feira, 13 de março de 2009

Capítulo 9

Feita a ressalva anterior, posso voltar minhas narrativas à maleta misteriosa. Artefato construído de papel grosso, recoberta de couro de búfalo, nascido e morto nos arredores do Marajó. Composto de duas partes que, quando presas, dão forma a uma espécie de caixa rasa. Sua serventia, no mais das vezes, é de guardar objetos principalmente papéis. Para prender a parte superior, menor em espessura, à parte inferior, era preciso um cadeado de senhas [levei um mês para abrir tal maleta].

PS.: Desculpe a descrição mal feita da maleta, é que como ela, até esse momento, está-me sendo indecifrável, gostaria que o mistério se estendesse a vocês. Agradeço a compreensão.

 

Capítulo 10

Falando em Joaninha

Uma madrugada chuvosa, estava eu catando lixo, e não é que achei um trabalho muito interessante jogado no lixo (?). Era um trabalho escolar. Desses de sétima série. Acredito que fosse de Biologia, pois falava sobre insetos. O que mais me chamou atenção foi a parte sobre as joaninhas. Por coincidência o nome carinhoso que dei a minha filha (acho que já falei isso…). Bem, dizia lá:

Joaninha é o nome popular de um inseto da família Coccinellidae.

Procurei saber depois o que era esse negócio de coccinellidae e descobri que era alguma coisa que até hoje não sei o que é… mas li no trabalho que

Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa. Ela pode medir de 1 ate 10 milímetros e podem viver ate 180 dias.

Ou seja, é um bichinho muito pequenininho e frágil…

Seus ovos eclodem em uma semana e seu estágio larval é de três semanas. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça. As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insetos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Existem joaninhas de várias cores: vermelha, amarela, verde, laranja, dourada.

As cores das joaninhas servem para avisar para os predadores que elas não são saborosas. A joaninha mais comum é a vermelha com pintas pretas. Ela tem 7 pintas. As outras joaninhas, de outras cores, têm mais de 7 pintas ou menos. 

Existe joaninha-macho e joaninha-fêmea. A fêmea é maior que o macho. As joaninhas ficam juntas no inverno, para se proteger do frio.

Nasce de um ovinho, depois vira larva e aí vira joaninha. Se defende dos seus predadores soltando um líquido amarelo e com um cheiro ruim.

É, meu interlocutor, acho que você venceu, as joaninhas fedem mesmo, mas não a minha, que tem cheiro de flores…

Ela também se finge de morta, para não serem comidas. A joaninha enxerga para todos os lados. A joaninha é muito comilona, come entre 40 a 75 pulgões por dia. Bate suas asas 85 vezes por segundo durante o seu vôo. A joaninha tem meio centímetro. É menor que uma unha.

Bom a minha Joaninha era frágil e pequenina, apesar de ser comilona também. Mas essa história fica pra um outro capítulo.

 

Cinco

O desprezo é muitas vezes o nosso aliado na luta contra a mediocridade do mundo, e com ele nos tornamos também medíocres.

 

Capítulo 11

Máculas

Li uma vez num pedaço de livro que encontrei jogado no meio do lixo – um livro chamado Elogio da Loucura, se não me engano, de um autor cujo nome me foge à lembrança – uma frase que dizia, não com essas palavras, “orgulha-te de ti mesmo, quando não tem quem o faça”. Mas, isso nunca consegui. Já fiz, e faço, muitas coisas das quais não me orgulho. Tenho um passado, como o de muitos, maculado por erros irreparáveis, e um presente que não me é uma dádiva. Sou um simples Francisco, não aquele que deixou sangrarem suas mãos ao abdicar dos prazeres mundanos. Cometi crimes, e um deles foi não conseguir guardar meu mais precioso bem. Caros leitores, tenho culpa, então podem me julgar e se for preciso me condenem…